O desenvolvimento dos jogos eletrônicos exige habilidades diferentes: programação, arte, animação, música, design de som, teste e controle de qualidade, produção, financiamento e assim por diante. O processo demora bastante, principalmente para uma equipe menor. Um cronograma que pode durar até 4 anos deve ser seguido para se cumprir o prazo de lançamento do jogo. Os jogos podem ser criados por uma desenvolvedora e seus investidores ou por uma grande empresa.
Tudo começa na fase de pré-produção que foca na ideia, conceito e projeto do jogo. Esta fase lida com orçamentos, estratégias de marketing e o todo o plano de produção do jogo.
A meta desta fase é produzir uma documentação (o plano de produção). A documentação é dividida nos seguintes documentos:
- Documento de Alto Conceito- Faz uma descrição inicial sobre o jogo (tipo de jogo, fases, história, etc).
- Documento de pitch- Faz uma descrição sobre o campo de atuação do jogo (mercado, consumidores, publicidade, exposição, etc).
- Documento conceitual- Faz uma descrição técnica sobre o jogo (plataforma, linguagem de programação, aplicações utilizadas, etc).
- Documento de design de jogo- Antes de começar a produção faz uma associação de todos os documentos anteriores, também é chamado de protótipo virtual, pode ser modificado ao longo da produção.
- Protótipo – É a implementação do desenho do documento, onde são testados diferentes algoritmos, modelos e funções durante diferentes cenários. Sua principal meta é testar, adicionar e modificar recursos.
Uma equipe de profissionais executa a criação do jogo, normalmente essa equipe é formada por:
- Produtores – Responsáveis pela coordenação geral do projeto.
- Designers – Responsáveis por projetar a jogabilidade, o conceito, regras e estruturas do jogo.
- Programadores – Responsáveis por gerar o código em linguagem de programação que irá dar vida ao jogo.
- Artistas – Responsáveis pelo grafismo do jogo. Cria a representação visual dos personagens, cenários e objetos presentes no jogo.
- Engenheiros de som – Responsáveis pela sonorização do jogo.
- Testadores – Responsáveis por analisar o jogo e documentar defeitos de software. Este processo faz parte do controle de qualidade no desenvolvimento de jogos eletrônicos.
Algumas empresas grandes utilizam outras funções e outros tipos de profissionais em suas criações.
A próxima fase é a de produção, onde são desenvolvidos os códigos-fontes e ativos (objetos 3D, cenários, etc.). Os programadores transformam a ideia em linguagem de computador por meio de um conjunto de códigos; os designers dão forma a cenários e personagens; artistas desenvolvem os objetos 3D, cenários, sombras texturas, movimentos, etc.; os level designers dão vida aos personagens através de programas criados pelos técnicos de programação; engenheiros de som desenvolvem os efeitos sonoros e os compositores compõem músicas, de forma que cada som é adaptado às ações do personagem e do jogador.
Por fim a fase de teste. É a fase final da produção, onde são verificados cada detalhe, tem como objetivo garantir a qualidade do produto e é dividida em partes. São elas:
Primeiro jogo – É a primeira versão jogável sem grandes implementações, geralmente apresentada internamente somente aos editores.
Alpha – É a fase onde todas as funcionalidades de jogabilidade estão disponíveis.
Código congelado – Fase onde nenhum código adicional é escrito, apenas bugs são consertados.
Beta – É a fase onde é entregue uma parte do jogo, mas que contém todas as funcionalidades da versão final.
Liberação de código – É a fase na qual o código é enviado para a avaliação do fabricante de console (geralmente não é usado para jogos de PC).
Tempo de crise – É o tempo entre a finalização do código e o lançamento do produto, mais focada na divulgação do jogo na mídia especializada.
Após isso, o jogo está pronto para a loja, e se inicia a campanha de divulgação e marketing. Contudo, alguns membros da equipe continuam com o desenvolvimento, fazendo atualizações, resolvendo bugs e criando bônus para o jogo.