E-Sports

O que é?

Esporte eletrônico ou eSports, são alguns dos termos usados para as competições de jogos eletrônicos de nível profissional. Os atletas, que fazem parte de uma estrutura profissional, são assistidos por uma audiência presencial e/ou online, através de diversas plataformas de streaming online ou TV, transmitidas para uma legião de fãs ao redor do mundo. As competições têm visto um grande aumento de popularidade nos últimos anos, o que era pra ser apenas uma brincadeira por diversão, virou uma modalidade competitiva reconhecida mundialmente. Disputado individualmente ou em equipe, os eSportes são modalidades competitivas disputadas em games.

Como começou?

O primeiro evento de eSports registrado ocorreu em 19 de outubro de 1972 na Universidade Stanford, na Califórnia, quando os alunos organizaram uma disputa pela Spacewar. Oito anos mais tarde, a empresa Atari foi responsável pela primeira grande competição de videogame da história: o Campeonato de Space Invaders. Durante a década de 1980 houve várias competições principalmente para incluir recordes no livro Guinness World Records. A partir da década de 2000 o esporte eletrônico passou por um grande crescimento com a evolução da tecnologia e da internet, as competições de jogos eletrônicos ganharam fôlego nas lan houses e se popularizaram para além da América do Norte, ganhando espaço na Europa e na Ásia. Porém, foi somente com a popularização da banda larga ao redor do mundo que as desenvolvedoras de games passaram a investir nos campeonatos de jogos eletrônicos, dando origem às ligas profissionais e às transmissões ao vivo dos torneios pela internet. 

Quatro engrenagens são fundamentais para os eSports rodarem: as empresas de jogos eletrônicos, as ligas, os jogadores e as plataformas de streaming. Quanto mais alinhadas estão essas engrenagens, maior é a longevidade dos games. A riqueza desta indústria está na variedade de gêneros que a envolve. 

Principais tipos de jogos

MOBA;

BATTLE ROYALE; 

FPS; 

RTS; 

FIGHTING;

CARDGAME;

SIMULADORES.